Como preparar o seu Narguile

Já postamos diversas dicas para vocês, que como nós, são amantes do narguile. Mas nenhuma delas será útil se você não souber preparar o seu narguile a altura né!? Então aqui vai um tutorial com o passo a passo pra você ter a melhor sessão de todas.

Peças de um Narguile:

  • Rosh
  • Prato
  • Corpo
  • Borrachas
  • Vaso
  • Mangueira

Confira se você tem todas essas peças antes de começar o preparo.

Partes de um Narguile

Limpando o Narguile:

O primeiro passo antes de qualquer sessão deve ser limpar o seu narguile. Não basta só passar um paninho com água, lembrem-se, uma limpeza completa pode fazer toda a diferença.
Esfregue seu rosh para tirar aqueles resíduos de essência que podem ter sobrado da ultima sessão, se sua mangueira for lavável, limpe-a e a deixe secar. Tenha total certeza que sua mangueira realmente é lavável antes de sair jogando água, afinal, muitas mangueiras são feitas de couro e metal que podem enferrujar e apodrecer em contato com a água.

Encha o vaso:

Apesar do nível de água variar de acordo com o seu stem e o seu vaso, o mais indicado é que você encha de água até que cubra um dedo do stem. Uma ótima opção pro verão e pra você que independente da estação curte uma fumaça mais fresca, é colocar gelo na agua, porém, reduz bastante o sabor da essência.

Borrachas, corpo, prato e mangueira:

Depois que estiver tudo limpo e o vaso estiver cheio, é hora de voltar as peças para seus lugares. Coloque a borracha que mantém o corpo fixo no vaso, lembrando que a borracha deve ser própria para o seu vaso/corpo, caso a borracha seja inapropriada, você não vai conseguir fumar pois não terá pressão e ao forçar o corpo para tentar encaixa-la irá quebrar seu vaso, arruinando a sua sessão. Com a borracha e o corpo já encaixados, é hora de colocar o prato que irá se encarregar de pegar as cinzas que caem do carvão. Agora é hora de encaixar a mangueira no seu narguile, lembrando sempre de conferir se a mesma também se encontra com a borracha apropriada para que tenha pressão.

Preparando o Rosh:

Este, sem sombra de dúvidas, é o passo mais importante pra você ter uma sessão nota 10. Primeiro você irá misturar a essência completamente para que o tabaco, o aromatizante e o melaço fiquem uniforme antes de passar para o rosh. Feito isso, você poderá usar um garfo ou até mesmo os dedos para ajeitar a essência dentro do rosh, em seguida pressione levemente.
Deve-se manter dois milímetros de distancia entre a essência e a folha de alumínio. Caso a essência entre em contato com a folha de alumínio, a mesma irá grudar e queimar, causando um sabor horrível e acabando com a sua sessão.

Colocando o alumínio:

Hoje é possível encontrar as folhas já cortadas no tamanho certo em diversas tabacarias, mas caso você não tenha, basta cortar um quadrado grande o suficiente pra cobrir o topo do rosh e dar cerca de 3 cm além do rosh. Isso evitará que a folha de alumínio fique flácida, lembrando que o certo é que ela fique totalmente esticada. Agora é o momento crucial, é hora de fazer os furinhos no alumínio. Se o seu rosh for do tipo egípcio ou parecido, deve ser feito os furos nele todo. Se for do tipo Phunnel, os furos devem ser feito em volta da parte central. Porém isso não é regra geral, vai de gosto.

Finalizando:

Agora é a hora de se colocar o carvão que devem estar totalmente acesos. Deixa-se os carvões alguns minutos em cima do rosh e sempre dando uma rotacionada, para que toda a essência seja esquentada uniformemente e dure muito mais.

Então é isso ai narguiloucos, agora é a hora de curtir a sua sessão. Se tiver alguma dúvida, sugestão ou dicas, entre em contato conosco. 🙂

  • Christiano Pertercen

    Boa as dicas não sabia a maioria delas ! 😀