Nós, narguileiros de plantão, sabemos que não é apenas fumar narguile. Uma boa sessão abrange um bom narguile, um ambiete agradável e um ótimo papo com as pessoas ao seu redor. E é por tudo isso que devemos seguir algumas regras de etiqueta, esteja você no Oriente Médio ou em qualquer lugar aqui do Brasil.

dicas de etiqueta para sessão de narguile

Passe a mangueira

Se você estiver em uma roda de amigos, não case com o narguile, mesmo que você seja o proprietário. Passe a mangueira sem excluir ninguém, se você se preocupa com germes ou algo do tipo, use piteiras descartáveis que o problema será resolvido.  Afinal, uma sessão de narguile é para interagimos e nos divertimos todos juntos, então não seja rude.

Mantenha o ritmo

Não, não é pra brincar de batata quente com a mangueira, você pode se divertir e desfrutar da fumaça em um tempo razoável, afinal, se todos fumarem em um bom ritmo, logo a mangueira voltará para você.

Por favor, não babar

Acho que não existe trauma maior que ver a mangueira cheia de baba né? Então lembre-se que a mangueira passará por outras bocas e evite babar na mesma.

Não deixe a mangueira encostar no chão

Do mesmo modo que não queremos baba de outras pessoas em nossas bocas, também não gostaríamos de colocar na boca algo que encostou no chão né? Então a não ser que seja o comprimento da mangueira, nunca deixe que a mesma toque o chão.

Não quebre a rotatividade

A rotação existe pra certificar que todos tenham a chance de fumar o narguile. É claro que você pode se sentir a vontade de passar sua vez, mas em hipótese alguma ignore a pessoa que está ao seu lado, deixe que a mesma opte por fumar ou passar a vez. Passa bola Romário!!!!

Não soprar a fumaça no rosto das pessoas

Não preciso nem me aprofundar no assunto né?!

Tampe sua mangueira

Caso você esteja fumando um narguile de multi-mangueira, feche o bocal da mangueira com o polegar quando não estiver fumando ativiamente. Uma mangueira inutilizada suga todo o ar para o narguile quando usam outra mangueira.

Nada de cabo de guerra

Essa também serve para os narguiles de multi-mangueiras. Evite puxar ao mesmo tempo que outra pessoa, isso pode superaquecer o rosh e o fluxo da fumaça se torna minimo.

Práticas tradicionais dos fumantes narguile

– 0 narguile deve estar sempre no chão ou em nível inferior do que os fumantes e o rosh dever ser menor que a cabeça dos mesmos. Isso mostra que o narguile é nosso servo e não ao contrário.

– Segure a mangueira com a mão direita quando estiver fumando. No Oriente Médio a mão esquerda é considerada impura.

– Não passe a mangueira apontando ela para outra pessoa e muito menos encarando. Isso é visto como agressividade e insistência.

– Se você e todos as pessoas que estão participando da sessão já estão satisfeitos, enrole a mangueira no corpo do narguile.

 

Se você tem alguma regra que usa na sua casa ou alguma dica de etiqueta que esquecemos de postar aqui, conta pra gente!