Para quem não sabe, Kaloud é um controlador de calor que substitui o papel alumí­nio. Este dispositivo quebra um galho, mas como é reutilizável e fica extremamente sujo depois de cada sessão, é necessário fazer a limpeza constante e isso exige um pouco de paciência.

Foto do Kaloud Sujo

Como Limpar?

Com uma pesquisa rápida no google você pode achar vários métodos de limpezas, algumas pessoas preferem tirar as bolinhas do Kaloud com uma lixadeira porque dizem que isso ajuda muito na hora da limpeza e realmente ajuda mesmo. O passo a passo que vou passar pra vocês é o que eu uso, no caso o meu kaloud ainda tem as bolinhas, então nem sempre fica 100%.

Pra esse passo a passo você vai precisar de:

  • água
  • um recipiente que possa ir ao fogo
  • detergente neutro
  • uma esponja de aço
  • um pegador




Foto do Kaloud com Bombrill

Como fazer

Primeiro você vai colocar o Kaloud dentro do recipiente e colocar uma quantidade de água suficiente para cobri-lo, coloque umas gotinhas de detergente neutro e leve ao fogo deixando ferver por 2 minutos. Feito isso, retire o Kaloud do recipiente com a ajuda do pegador pois ele vai estar muito quente, apoie ele em algum lugar ou utilize um pano para que você não se queimar, esfregue a esponja de aço até que toda a sujeira solte. Caso a sujeira não solte de imediato, você pode repetir esse processo quantas vezes forem necessárias.

 




Foto do Kaloudo Limpo

Considerações Finais

É muito provável que apareça alguns riscos devido o contato com a esponja de aço, mas fique despreocupado que isso é super normal, além disso, o Kaloud é grosso o suficiente para não ser danificado por arranhões. Apesar de ser praticamente a prova de ferrugem, é importante que seja totalmente seco. assim se você for usar o Kaloud de imediado, não haver risco da água entrar em contato com o carvão.

  • Danilo Nalesso

    Cara pra resolver o problema de sujeira, é só preparar o rosh um pouco mais baixo para que a essencia não encoste no controlador. Se a essencia não encostar, não há o que suje. Claro que vai continuar ficando preto por causa do carbono da fumaça do carvão que vai acumular, mas geralmente agua já tira isso…

    • admin

      Boa dica Danilo, mas isso é meio complicado, pois vai depender muito do rosh. Se o rosh for muito raso e você deixar a essência muito baixa, a sessão não vai ser tão legal e vai durar muito pouco. Mas sua dica é muito boa também 🙂