ESSE TEXTO NÃO TEM BASE CIENTIFICA E MUITO MENOS MÉDICA, É APENAS UMA OPINIÃO DO AUTOR E NÃO É PERMITIDO PARA MENORES DE 18 ANOS. FUMAR CAUSA DANOS PARA A SAÚDE

Finalmente chegamos em um ponto muito comentado e muito polemico no mundo do narguile. Será que fumar narguile faz mal?!.

A resposta é SIM, qualquer coisa que envolva tabaco, fumo, fumaça e fogo. Quando inalado, faz mal! Muitos estudos sobre o uso do tabaco já foram feitos e comprovados que faz mal a saúde. Provoca câncer de pulmão, câncer de boca, garganta e muitas outras doenças. Fora o vicio, que é causado principalmente pelo uso da nicotina, presente em todos os tipos de fumos e no tabaco. Porém, muitos pesquisadores dizem por ai que o uso do narguile é 100 vezes pior que o uso do cigarro, será que isso é verdade?

Narguile X Cigarro

No vídeo a cima, os nossos amigos do Canal Hookah Time fizeram alguns testes e mostraram algumas coisas sobre essa polemica.

Então vou dar minha opinião também e deixar bem claro que eu não sou médico, não quero influenciar ninguém e muito menos ser o dono da verdade. Eu apenas tenho algumas dúvidas, principalmente ao saber que o uso do cigarro pelos jovens está diminuindo bastante e sendo substituído pelo uso do narguile, e como a industria do cigarro no Brasil ganha muito dinheiro e com isso o governo também ganha muito, fico meio intrigado.

Composições e Substâncias

Vamos lá, o cigarro contém milhares de substancias cancerígenas em sua composição. Entre elas estão a Nicotina, Amonia, Metanol, Ácido Acético, Alcatrão e etc.

Substâncias do Cigarro

Já os fumos do narguile são compostos apenas de Folha de Tabaco, Glicerina e Essências naturais de sabores e cheiros, e em algumas essas essências são substituídas por folhas de menta e etc.

Tempo

Muitas pessoas fumam narguile apenas em reuniões de amigos e nunca sozinhos, e os estudos feitos dizem que uma hora da sessão de narguile, equivale a 100 cigarro. Então se torna quase impossível que isso seja comparado, pois poucas pessoas conseguem ficar muito tempo fumando narguile sozinha e geralmente fumam de fim de semana e em ocasiões especiais. Já os fumantes de cigarro, fumam sem parar.

Bocas

Os estudos dizem também que pode se contrair doenças ao se passar a mangueira de uma pessoa para a outra. Então os jovens que vão para a micareta estão ferrados, pois beijam varias bocas e que essas bocas já beijaram outras varias também rs. E dificilmente os fumantes de narguile fumam com pessoas que nunca viram na vida, se não forem amigos, são amigos de amigos.

Conclusão

Então será mesmo que fumar Narguile é equivalente a fumar mais de 100 cigarros?! Primeiro, como vocês viram, o cigarro possui milhares de coisas perigosas em sua composição. Já os fumos de narguile possuem apenas a nicotina como algo prejudicial à saude. No vídeo feito pelos nossos amigos da Hookah Time e em diversos outros feitos por ai, ao se jogar a fumaça do cigarro e do narguile em uma garrafa de água, sempre a do cigarro fica muito mais suja (Também já foram feitos vídeos fazendo o mesmo teste, mas usando um filtro externo). E se os jovens começam a fumar narguile cada vez mais e deixar de fumar o cigarro, a industria deles vai diminuir os seus lucros e consequentemente o governo também perderá esse dinheiro.

Então narguileiro, essa foi a minha opinião e lembrando sempre que eu não sou nenhum médico e muito menos cientista, apenas deixei o que eu acho e não quero influenciar ninguém. FUMAR NARGUILE, CIGARRO OU QUALQUER OUTRA COISA CAUSA DANOS À SAÚDE E PODE TE MATAR, ENTÃO EVITEM ISSO!

 

 

  • Gustavo Souza

    A composição do tabaco usado para esta modalidade de consumo não é padronizada e seu conteúdo de nicotina é estimado entre 2% e 4%, em comparação com 1-3% do tabaco usado para cigarros. De forma semelhante, o monóxido de carbono está presente em maior percentual na fumaça do narguilé do que na do cigarro, inclusive acrescido também pela queima do carvão usado naquela modalidade. Em uma análise da fumaça originária da corrente primaria do narguilé, encontraram-se quantidades significativas de nicotina, alcatrão e metais pesados, além de arsênio, benzopireno, níquel, cobalto, berílio, cromo e chumbo, em quantidades maiores do que na fumaça de cigarro.

    Outro dado que deve ser lembrado é que uma sessão de narguilé expõe o fumante a mais fumaça por um período mais longo do que ocorre quando se fuma cigarros. Os fumantes de um cigarro habitualmente inalam entre 8 e 12 baforadas de fumaça com 40-75 mL cada, em 5-7 min, inalando de 0,5-0,6 L de fumaça por cigarro. Por outro lado, uma sessão de narguilé habitualmente dura 20-80 min ou mais, durante a qual o fumante inala 50-200 baforadas num total de 0,5-1,0 L de fumaça. Desta forma, o fumante de narguilé deve inalar, em uma sessão, a mesma quantidade de fumaça que um fumante de cigarros inalaria se consumisse 100 ou mais cigarros.

    Salientamos que a água usada no narguilé absorve pouco da nicotina (cerca de 5%), fazendo com que os fumantes sejam expostos a quantidades suficientes para que a droga cause dependência. Como a quantidade de nicotina inalada é um importante regulador da quantidade de tabaco fumado, resulta que os fumantes precisam inalar maiores quantidades de fumaça, ficando assim expostos a maiores quantidades de substancias cancerígenas e gases nocivos. Isto faz com que os fumantes de narguilé e seus fumantes passivos estejam em risco para as mesmas doenças causadas pelo ato de fumar cigarros, como câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias e efeitos adversos durante a gravidez.