Narguile

Também conhecido por cachimbo d’água, shisha, hookah, entre outros, a origem exata do narguile é um tanto quanto confusa, uma das versões é de que o narguile foi inventado por um médico chamado Hakim Abul Fath, no século XVII, como um método de tirar as impurezas da fumaça.  Existe também indícios históricos de narguiles na Pérsia (Originado do Persa, nãrgila significa coco) e Mesopotâmia, essas peças eram feitas de madeira e um coco, que ocupava o lugar corpo. Após passar pela China, onde era usado para fumar o ópio, ganhou um grande espaço na Arábia, onde passou a ser usado em grupo em pequenas e grandes confraternizações.

As cruzadas ajudaram a espalhar o narguile pelo mundo, os guerreiros sobreviventes traziam do Oriente para seus respectivos países. Já no Brasil foi divulgado por colônias Turcas e Libanesas após ser trazido por imigrantes Europeus.

Partes de um Narguile

O narguile é composto por uma peça central semelhante a um vaso onde se coloca a água ou até mesmo alguns líquidos não tão comuns, como sucos, arak ou essências naturais. Normalmente esses vasos são feitos de vidro, cerâmica ou metal e alguns são todo trabalhado com desenhos. Também é composto por um corpo ou como alguns dizem, stem, que é a peça que sustenta o fornilho e conecta-se ao vaso, projetando um tubo para dentro da água que conduz a fumaça.  O fornilho, cabeça ou rosh, é uma peça de cerâmica ou barro, onde é colocado o tabaco e o carvão em brasa por cima. É usado também o abafador, podendo ser feito com papel alumínio ou até mesmo metal, serve para proteger a brasa do vento evitando o consumo rápido do carvão. A mangueira é por onde se aspira a fumaça, uma parte é encaixada na parte superior do corpo do narguile e na outra tem uma piteira. Alguns narguiles possuem mais de uma entrada de mangueira, para que várias pessoas possam fumar juntas de uma vez.

o que e narguile

Quando se aspira o ar pela mangueira, a pressão no interior do vaso é reduzida, fazendo assim que o ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até o vaso, onde acontece o resfriamento e filtração pela água, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada e expirada pelo usuário.

O fumo indicado para o narguile é feito com tabaco, melaço e aromatizantes ou frutas e é chamado de essência. Os aromas são extremamente variados, podendo encontrar desde flores, mel, frutas, até aromas de bebidas alcoólicas. Apesar de ser pouca procurada, também é possível encontrar essências não aromatizadas.

Limpeza do Narguile

A limpeza do narguile deve ser feita com cuidado, pois algumas partes, como a mangueira, não devem ter contato com a água, já que a maioria tem a parte interna de ferro e a água irá enferruja-la e estraga-la.

Narguile e a saúde

Em relação aos efeitos que causam na saúde humana, o efeito do tabaco que é bem conhecido por todos, também se aplica ao narguile. A Academia Estadunidense de Periodontologia afirma que o uso do narguile é comparável ao cigarro em relação aos riscos de doenças de gengiva.

Diversos estudos afirmam que o uso do narguile é igual ou até mesmo mais perigoso que o uso do cigarro, pois expõe-se mais a toxinas como nicotina e monóxido de carbono. Mas há também quem afirma que apesar do narguile ter sim efeitos nocivos à saúde, os riscos como por exemplo, o câncer de pulmão, são bem maiores para um fumante de cigarro, afirma o pesquisador em socio-antropologia e tabacologia Kamal Chaouachi.

Em breve postaremos um post especial sobre narguile e a saúde.